Como higienizar pincéis de maquiagem

Existem mil tutoriais e textos na rede sobre como higienizar os pincéis de maquiagem. E quem é maquiador sempre tem alguma dica ou truque para agilizar o processo, porque geralmente tem-se um número razoável de pincéis para lavar e o tempo é curto. A higienização é fundamental não apenas para quem é maquiador profissional mas também para o uso doméstico porque as cerdas acumulam o resto de maquiagem e o contato com a pele e com o ar faz com que ocorra a proliferação de bactérias e fungos que podem comprometer a saúde de sua pele.

Why-Clean-Makeup-Brushes-ProductDepostion

Algumas marcas vendem higienizadores líquidos, e confesso (pasmem!) que nunca testei nenhum deles. Sempre achei eles caros demais para o que servem e acabo preferindo usar meu dinheiro para comprar mais maquiagem. (Rá, me julguem!) Affe, você pergunta: e então, Ana Pri, como você limpa seus pincéis de maquiagem?

Eu costumo lavá-los com sabonete antibactericida líquido e deixo-os secar deitados sobre uma toalha e só. A diferença é para os pincéis de base e batom. Para eles, uso sempre um bom demaquilante antes para tirar o excesso de produto. Assim sai aquele “sebinho” que fica entre as cerdas e depois disso eu os lavo com o mesmo sabonete que os outros. O meu segredo é que uso uma luva de silicone ao invés de esfregar os pincéis na palma da mão. A Sigma Beauty lançou uma luva com texturas diferentes de cada lado para pincéis diferentes que tem feito o maior sucesso entre profissionais e aficcionadas por novidades do mundo da beleza.

luva-sigma

sigmaspa_bloglaunch_howto_zps0fec940c

O meu trabalho exige que eu higienize os pincéis com frequência e costumo fazer este ritual uma vez por semana. São os ossos do ofício. Aqui em casa o pessoal já sabe que é o momento de lavagem. Fico bem uns quarenta minutos lavando pincéis. Mas esta frequência e tempo vai variar de acordo com a quantidade de vezes que eles são utilizados. Se a pessoa se maquia somente aos finais de semana, pode lavar seus pincéis somente uma vez por mês. Entretanto como as luvas da marca são um pouco caras (em torno de uns 40 dólares), pode-se usar  luvas comuns, de segurar panela com a mesma eficácia.

9727_Ampliada

Evite molhar o cabo e a parte de metálica do pincel de modo a não estufar a madeira e nem estragar a cola, porque assim eles duram muito mais. Outra coisa importante é a delicadeza, especialmente para os pincéis com cerdas naturais. Não é para lavar como se estivesse esfregando uma escova numa calça jeans. É algo bem delicadinho e se for ignorante, vai soltar os fios e seu pincel não vai durar tanto quanto o ideal.

  • Vista a luva de silicone em uma mão. Molhe o pincel e passe o sabonete ou o produto que escolher e deslize seus dedos suavemente sobre as cerdas com a mão sem luva para a água entrar bem nas cerdas.
  • Coloque sob a água sem molhar o cabo e deixe a água escorrer, mexendo delicadamente nas cerdas para retirar as impurezas acumuladas. Faça movimentos suaves de cima para baixo com o pincel na luva de silicone, como se estivesse pintando a palma da mão sob a água.

sigmaspa_bloglaunch_purpleglove

  • Ao retirar da água, esprema delicadamente as cerdas e dê umas batidinhas de leve para cair o excesso de água.
  • Coloque o pincel para secar naturalmente, deitado sobre uma toalha. Nunca, jamais guarde seus pincéis se eles não estiverem bem secos pois podem mofar. Cerdas sintéticas secam mais rápido do que cerdas naturais. Num lugar mais quente como o Rio, leva em média 24 horas para secar bem os pincéis.

16-makeupbrushes

E quando se está maquiando e não há como lavar um pincel e precisa usá-lo novamente naquele minuto? Neste caso extremo eu uso lenço demaquilante para limpar e depois um lenço de papel comum para retirar o demaquilante. Sempre com movimentos suaves do pincel sobre o lenço. Voilà: pincel pronto pra usar de novo. Mas observem que neste caso não é uma limpeza profunda, então tem que passar pela lavagem depois.

Eu sempre usei sabonete antibactericida líquido, mas há quem use produto higienizador, há quem use shampoo. E já li por aí sobre usar condicionar mas acho que pode deixar o pincel muito seboso e prefiro nem arriscar. Meus pincéis ficam limpos e cheirosos e não perdem a maciez com o sabonete. E é aquilo, em time que está ganhando não se mexe! Espero que as dicas sejam úteis para vocês.

Beijinhos.

Anúncios

Comenta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s