Quanto vale uma maquiagem com um profissional?

Um assunto que sempre ocorre quando converso com meus colegas maquiadores é quanto cobrar por um serviço de maquiagem. Ou de maquiagem e penteado. Não é fácil estabelecer um valor sobre o nosso trabalho. E muitas vezes os clientes, até mesmo por desconhecimento sobre detalhes da profissão, não entendem como chegamos a um determinado preço. Tenho amigos da área no Brasil todo e por mais que os valores variem de cidade para cidade, sempre existe a dúvida: quanto vale uma maquiagem?

Acredito que várias coisas são determinantes. O profissional deve ter em mente, sobretudo aqueles que estão começando na carreira, algumas questões.

*Deslocamento*

Em qual local onde o atendimento será realizado? Porque todo deslocamento tem um custo de dinheiro e tempo. Se o maquiador tem carro, ele deve incluir o combustível no seu preço. O mesmo para a passagem de ônibus, trem, metrô ou a corrida do táxi. Eu por exemplo costumo ir de táxi para ganhar tempo e por considerar mais seguro. Afinal de contas, é o meu material, meu instrumento de trabalho que carrego comigo. E se perdê-los (bate na madeira!) não tenho como trabalhar.

Neste sentido, o local também faz diferença. Preços são diferentes em cidades menores e grandes metrópoles, em bairros de classe alta ou mais distantes do centro das cidades. Infelizmente é assim, pessoas com poderes aquisitivos diferentes vão poder pagar valores diferentes. Mas é importante que você estabeleça um valor mínimo. Assim você evita pagar para trabalhar.

*Espaço próprio*

Caso o profissional tenha um espaço, um estúdio ou salão próprio, ele deve dividir o custo da manutenção deste espaço por cada cliente que atende. Para isso é preciso fazer uma média de atendimentos por mês, somar os gastos com luz, água, aluguel se for o caso e assim, calcular quanto deve ser repassado no preço para seu cliente. Para isto existem planilhas de gerenciamento de negócios que podem ajudar muito.

*Tipo de serviço*

Algo que varia muito de profissional para profissional é o tipo de serviço oferecido. Alguns trabalham apenas com Dia da Noiva, outros com Moda. Eu trabalho com ambos e busco sempre variar. E o tempo destinado para cada tipo de serviço pode variar muito. De uma hora a um dia inteiro. É importante dar atenção igual a todo cliente, mas a verdade é que na maioria dos casos com uma noiva que tem muitas expectativas – afinal, é o grande dia da vida dela – vai se passar muito mais tempo do que com uma maquiagem breve para uma entrevista. A menos que seja alguém entrevistado no Red Carpet, indo receber o Oscar! E o tempo que o profissional disponibiliza ao realizar seu serviço deve ser levado em conta. É importante ressaltar que isto não significa que demorar mais ou menos faça alguém melhor maquiador que outro. Conheço pessoas que maquiam super rápido e muito bem e outras que demoram cerca de duas horas numa maquiagem social e também maquiam muito bem. Depende muito da técnica e do que o cliente deseja.

*Produtos*

O cliente sempre deve perguntar que tipos de produtos o profissional usa. E o profissional deve sempre mencionar aquilo que usa. Porque se ele usa produtos importados, que costumam ser mais caros, este custo também será repassado indiretamente para o cliente. Em compensação, quanto melhor a qualidade dos produtos, a durabilidade da maquiagem tende a ser maior também. Isto para não mencionar que produtos hipoalergênicos, com fato de proteção solar, são mesmo melhores para a saúde da pele. O bom profissional sempre investe em produtos de qualidade para utilizar em sua clientela. E isto tem seu preço.

*Formação profissional*

Ser maquiador profissional é caro. Claro que existem pessoas por aí com talento inato para a maquiagem. Basta ver o youtube para ver quantas pessoas maquiam, algumas muito bem.  A profissão de maquiador foi reconhecida pela Lei 12.592/12. Como ela não foi regulamentada, não exige nenhuma formação profissional. Só que para ter o registro de maquiador na carteira de trabalho, é necessário que o profissional tire o DRT (registro na Delegacia Regional do Trabalho) e este só pode ser tirado porque quem tem um certificado de conclusão de curso profissionalizante reconhecido pelo MEC. Ou seja, profissional mesmo, só quem fez curso. Isto porque a Lei 12.592 prevê que o profissional siga as normas sanitárias de esterilização e utensílios no atendimento a seus clientes. E isto é conteúdo dado nos cursos profissionalizantes.

Além do mais, se você já maquia e atende mas nunca fez um curso, a dica que posso dar é: estudar é sempre bom. Ninguém sabe tudo e um maquiador disposto a ouvir conselhos e críticas tem muito mais chance de crescer e se firmar. Sempre tem algo novo para se aprender. E também fazer contatos, conhecer outras pessoas com os mesmos interesses que você. O problema, como eu disse antes é que é caro. Creio que devido ao aumento de demanda pelos cursos da área de beleza, estudar maquiagem tem se tornado cada dia mais caro. Fora comprar o material necessário. Mas acredite, vale muito a pena e deve ser encarado como um investimento. Eu fiz dois profissionalizantes, estudei fora e pretendo passar o resto da vida fazendo cursos de aperfeiçoamento. E certamente vou utilizar os conhecimentos adquiridos em cada fase deste eterno processo de aprendizado. E é preciso saber cobrar por isso, valorizar sua formação. Em menos de seis meses do meu primeiro curso eu já tinha recuperado tudo o que gastei com mensalidades e material e ainda tive um lucro, pequeno mas tive. Reinvesti em produtos melhores. E assim vai.

*Cliente choramingando*

Sempre, eu digo SEMPRE vai ter aquele cliente que choraminga por causa do preço. Nestas horas é preciso ser muito consciente de todos os fatores que falei aí acima para não ceder por qualquer valor e saber negociar. E é preciso valorizar o seu trabalho, seu esforço, seu tempo, suas técnicas adquiridas e porque não, o seu talento. Claro que os clientes tem o direito de pechinchar, faz parte do jogo do comércio e o prestador de serviço tem que saber dançar conforme a música. Mas existem limites que só você pode dar. E se você desvalorizar seu trabalho, nunca ele será valorizado. Você sempre será visto como o profissional barateiro, de quinta categoria.

O que não impede que você faça promoções. Vai atender várias pessoas num mesmo local, ofereça um desconto. Afinal, seu deslocamento será um só. E sempre que possível evite fazer trabalhos de graça. Muita gente se aproveita da boa fé e inexperiência de quem está começando e precisa de fotos para portfólio. Daí chamam você para trabalhar de graça. Já fiz muito. Muito mesmo. Hoje só faço com um amigo stylist e alguns fotógrafos com os quais estabeleci parcerias. Não se deixe explorar.

Enfim, escrevi isto um pouco como um desabafo porque converso com outros maquiadores e é sempre o mesmo assunto: como cobrar? Quanto cobrar? Não tenho como dizer a você, quem nem sei onde está, o quanto vale uma maquiagem com um profissional. Mas se perguntar quanto eu cobro, tenho bem claro na minha cabeça o quanto vale o meu trabalho. E agora toda vez que alguém me pedir para reduzir o valor do meu trabalho, vou enviar isto, em tom de brincadeira, para ver se a pessoa se toca

Quer pagar metade pelo trabalho? Vai receber metade do trabalho. Respeite o profissional. 😀

IMG_0966

Desconsidere toda a “minha lindeza” nesta foto e pense mais na brincadeira com fundo de verdade da coisa. Aliás, isto não serve só para maquiadores, mas para profissionais de todas as àreas. É preciso valorizar o trabalho de cada um. A maquiagem na minha perspectiva é algo a ser feito com muito amor, cuidado e atenção. Algo para valorizar o que cada um tem de melhor. E eu valorizo muito este ofício. Valorize (e valorize-se) também! Não sou dona da verdade, não me acho melhor maquiadora do que ninguém e sei que ainda tenho a vida toda para aprender. São apenas as minhas impressões sobre o assunto. Espero que sirva como reflexão tanto para colegas maquiadores quanto para clientes. Beijinhos.

Anúncios

2 comentários sobre “Quanto vale uma maquiagem com um profissional?

  1. Pingback: Aceita o poder da minha maquiagem – The Power of Makeup | Blog da Ana Pri

Comenta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s