Guia prático da Saara – parte 1

Hoje vou falar sobre um dos meus lugares favoritos no centro do Rio de Janeiro: a Saara.  Estive lá semana retrasada, despretensiosamente fui consertar meu toca-discos (sim, ainda insisto nele). Não ia comprar nada e voltei com um monte de coisas. E toda vez é assim, impossível resistir. Como sou boa conhecedora da área, alguns amigos sugeriram que eu escrevesse sobre e voilà.

IMG_5035

Para quem não ia comprar nada, tá aí… rsrsrsrs

Uma das áreas de comércio popular mais antigas do Rio e a mais visitada. Estima-se que em épocas boas para o comércio como Natal e Dia das Mães circulam na região em média 3,5 milhões de pessoas por dia. E como as dicas são muitas, vou dividir o guia em duas partes. Composto pelas ruas principais Rua da Alfândega, Rua Senhor dos Passos, Rua Buenos Aires e algumas transversais, o Saara fica no coração do centro da cidade. Região que no final do século XIX começou a ser ocupada por comerciantes de origem síria e libanesa, posteriormente recebeu comerciantes judeus. No ano de 1962, sob a ameaça de desapropriação de alguns sobrados para realização de obras de reurbanização, comerciantes de origem árabe e judeus deixaram qualquer eventual diferença de lado e uniram-se para defender o comércio da região. O nome é um trocadilho curioso (mais carioca, impossível): Saara, além do deserto, é uma sigla: Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega. Por isso o correto é usar o artigo a e chamar de a Saara e não o Saara.

completo2

Mapa da Saara.

Em suas ruas se pode encontrar de um tudo por preços baixos: decoração de festas, fantasia de carnaval, papelaria, roupas, artigos religiosos, pet shop, material de limpeza, descartáveis, móveis, comida. Esses dias vi uma loja vender motos elétricas – aliás, super bonitinhas, coloridas e tal. É um lugar onde o carioca recorre nas mais diversas circunstâncias. Precisa de fantasia pro carnaval? Vai na Saara. Precisa de material escolar? Vai na Saara. Precisa de ferramenta? Vai na Saara. Quer casar e precisa economizar? Definitivamente, vai na Saara. Ali encontram-se 1.250 lojas e uma infinidade de produtos para todos os bolsos e gostos.

IMG_5028

Um atrativo a parte é ouvir a divertida programação da Rádio Saara conforme se caminha por suas ruas. “- Eu quero casaaaaaaaaaar!” A moça da propaganda grita e assim anuncia onde comprar cristais swarówiski por um preço bem mais em conta. Sensacional. Acho inclusive que alguém devia fazer um estudo de marketing sobre a eficácia da rádio Saara, se é que já não o fizeram. Fica a dica.

Em relação à produtos de beleza e maquiagem, que é o que eu mais compro por lá, existem ótimas opções. Quer dizer, os apetrechos para maquiar: esponjas, curvex, pinceis, cílios, cola para cílios, tudo isto você encontra por preço baixo na Duchapéu (Rua Senhor dos Passos, 91). Além disso, a Duchapéu vende também acessórios: bijoux, bolsas, lenços, óculos escuros, apliques para cabelos, etc.

Artigos para cabelereiros e salão são encontrados na Rio Belleza, que tem três lojas na região (Rua dos Andradas, 23/ Rua Uuruguaiana, 139/Rua Buenos Aires, 184). Marcas profissionais, tesouras, produtos para manicure e outros. Sempre compro tinta de cabelo da Alfaparf lá. E a rede oferece workshops para profissionais da beleza. A Desiré (Rua Buenos Aires, 208) também oferece produtos para profissionais de beleza e cursos.

IMG_5025

Toda mulher vaidosa adora um badulaque. As lojas de bijouterias e acessórios são muitas. A Sorria (Rua da Alfândega, 369) tem uns brincos maravilhosos e super baratinhos. Toda vez que passo lá, sempre compro alguma coisa. Paras as que gostam de acessórios grandes, tem a Maxi Biju (Rua da Alfândega, 339). Na Destac Bijouterias (Rua Senhor dos Passos, 221) você encontra presilhas, acessórios para cabelos, assim como na Lilac (Rua da Alfândega, 349).

IMG_5058

Pulseirinhas compradas na Sorria.

Agora se o seu negócio é confeccionar bijouterias, os endereços são: Altero (Rua Buenos Aires, 251), Bijouterias Kacy (Rua Senhor dos Passos, 68), Casa Azevedo (Rua Senhor dos Passos, 63), Crystal Brilhante (Rua Senhor dos Passos, 92), Granate Bijouterias (Rua Senhor dos Passos, 73), Silmer (Rua da Alfândega, 171), SP 165 Bijouterias (Rua Senhor dos Passos, 165) e 268 Bijouterias (Rua Senhor dos Passos, 268).

Se a ideia é fazer uma festa no esquema DIY, a Saara pode ser a salvação da sua vida. As lojas de festas tem uma variedade enorme: descartáveis, enfeites, artigos de confeitaria, toalhas sob encomenda, brindes, convites, velas, balões personalizados. São elas a Aidan (Rua da Alfândega, 203), Bazar Melvin (Rua da Alfândega, 300), Big Festas (Rua Senhor dos Passos, 82), Bazar & Festas (Rua Senhor dos Passos, 223), Festa da Cidade (Rua da Alfândega, 265). saara

O tradicional Armarinho Dois Irmãos (Rua Senhor dos Passos, 264) aceita encomendas de toalhas e enfeites de qualquer tema, cria brindes personalizados e faz chapéus de espuma com cara de bichinhos. Já no Shopping das Festas (Rua Senhor dos Passos, 95) é possível encontrar peças de decoração de festas em fibra de vidro ou madeira, como por exemplo casinhas, roda-gigante, castelo, carrossel, e aquelas estruturas para bolo de casamento.

IMG_5029

E tem ainda as tradicionalíssimas casas Caçula (Rua Senhor dos Passos, 275) e as Casas Turuna (Rua Senhor do Passos, 275). Ambas começaram como armarinhos mas diversificaram seus negócios. A Caçula vende artigos de papelaria, decoração, escritório. E em breve inaugurará um shopping Caçula na Rua Buenos Aires. Já as casas Turuna são um xodó do carioca, especialmente daquele que é folião de carteirinha. A casa vende fantasias e adereços para o carnaval e é destino certo para quem quer comprar algo de última hora para a festa do Momo. Sem contar que em quase todas as lojas de produtos de festas também é possível encontrar fantasias, chapéus, perucas coloridas, máscaras e toda sorte de frufrus para se fantasiar.

IMG_5030

Ufa! Que texto enorme! É que são muitas lojas interessantes para falar e ainda falta um monte de dica. Na parte 2 do guia vou falar sobre as lojas de brinquedos, onde comprar cristais Swarowski originais, decoração, fotografia, plásticos, joalherias e os restaurantes libaneses. Viu como conheço com a palma da mão? Se gostou ou quer tirar alguma dúvida, deixe seu comentário. Beijinhos!

Anúncios

3 comentários sobre “Guia prático da Saara – parte 1

  1. Pingback: Antes e depois, primeiras fotos | Blog da Ana Pri

Comenta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s