Dieta Atkins – 2a. e 3a. semanas de indução

Olá, como vai? Cá estou novamente, para falar um pouco sobre a experiência da Dieta Atkins, que venho fazendo. Amanhã completo a terceira semana de indução e já sinto algumas diferenças consideráveis no meu corpo e estado de espírito. Eu tinha que ter escrito algo na terça passada, ao completar a segunda semana mas tive uma semana muito corrida por conta de trabalho e não consegui. De acordo com as orientações do livro, uma pessoa pode optar por ficar somente 14 dias em estado de indução e depois começar a fase de PPC: perda de peso contínua. Nesta segunda fase, a proposta é subir a quantidade de carboidratos ingeridos semanalmente em 5g diários.

Na indução a pessoa pode consumir somente 20g de carboidratos por dia, e somente aqueles da lista da indução que é composta basicamente por verduras, alguns poucos legumes e fontes de proteína: carnes, queijos e ovos. Ao entrar na segunda fase, a pessoa pode começar a reintroduzir alimentos, dentro de uma sequência específica de modo a não comprometer o processo de cetose no qual o organismo se encontra, caso ela tenha seguido rigorosamente a indução. Daí, na PPC, a pessoa passará a comer 25g na primeira semana, 30g na segunda e assim sucessivamente desde que continue perdendo peso. E fazendo pouco a pouco a reintrodução de alguns alimentos.

No décimo quarto dia de indução (30 de junho) me pesei e tinha perdido exatos 4 quilos. Achei excelente posto que perder dois quilos por semana já não era algo fácil para mim desde os 20 anos. Claro que isso deu um super ânimo para tentar perder um pouco mais e rápido. Daí optei por continuar na indução até chegar a apenas 7 quilos do meu objetivo de peso. É importante observar que eu tenho 1,72 de altura e comecei a dieta pesando 72,5 quilos. Nas duas primeiras semana de indução, perdi 4 e cheguei a 68,5 quilos. O meu objetivo de peso é 59 quilos, portanto para chegar a apenas 7 quilos do mesmo, preciso estar em 66 quilos. Falta pouco, ufa!!! Daí acredito que entrar na fase de perda de peso contínua será mais eficiente. Nem todas as pessoas tem a mesma altura ou o mesmo biótipo que eu, e a perda de peso pode variar muito de pessoa para pessoa. Alguém que tem mais de 20 quilos para perder, pode vir a eliminar de 5 a 6 quilos por semana, ao passo que quanto menos se tem para eliminar, mais lento o processo se torna.

Captura de Tela 2015-07-06 às 20.54.12

Truta com molho de ervas e legumes: abobrinha e vagem. 😀

De um modo geral, nem tenho achado tão difícil assim fazer a dieta, porque gosto muito de carnes, ovos, peixes e de salada. E amo queijos de paixão, e no caso de Atkins, quanto mais gordo o queijo, melhor para o funcionamento do seu intestino, então, caio dentro. (Vai ver por isso ando tão esquecida, kkkkkk). Mas é óbvio que já rolaram uns momentos de desespero absoluto por algo doce. A dieta é bem restritiva no que diz respeito a coisas doces, até as frutas tem o consumo limitadíssimo e isso vai causando uma certa gastura. Para piorar tudo, entrei nesta justamente na época das festas juninas e em algumas ocasiões foi bem sofrido ver os docinhos e guloseimas. Mas aí eu pensava que estava usando um jeans que não cabia em mim antes e a vontade ia embora rapidinho. É tudo um grande exercício de autocontrole. 

acucar

Açúcares contidos em alguns alimentos.

Em compensação, tem sido relativamente fácil manter o estilo de vida low carb. No caso das festas juninas, tem toda a sorte de espetinhos (exceto os empanados). E quando o desejo por doces pegava, podia consumir um refrigerante zero pra deixar o gosto doce na boca. Em outras festas que fui, procurei ir às mesas de frios e comer até me saciar. Tenho a impressão que meu estômago diminuiu de tamanho porque sinto cada vez menos fome. Fico bem com menos comida do que consumia antes. Já nos restaurantes, busquei pratos de grelhados com salada verde. Pedi pra retirar a cenoura de uma salada (jamais me imaginei sendo esse tipo de chato que fica pedindo pra escolher isso ou aquilo no prato). ,Mas se me propus a fazer a reeducação alimentar Atkins e o troço vem dando certo, achei por bem tentar levar mais ao pé da letra possível.

O livro diz que a pessoa não deve consumir álcool na indução e eu consumi. Em uma ou outra festa tomei caipirinha com adoçante da primeira para a segunda semana e aparentemente não comprometeu a minha perda de peso. Mas também não saí enfiando a cabeça na jaca, apenas duas, sempre sem o açúcar. A verdade é que os destilados são zero carb. O problema são algumas combinações de drinks e também porque o álcool é uma molécula mais complexa de quebrar do que a gordura e aí o fígado se ocupa de metabolizá-lo antes e aí atrapalha um pouco a cetose. E também porque o corpo desidrata e aí também altera as funções metabólicas e tals. Mas me mantive bem hidratada e aparentemente funcionou. campanha-bebida-saude-metro-nyc-blog-da-mimis-michelle-franzoni_-8-1024x863 Fui fazer exercícios também, voltei para a musculação, muito de leve e a melhor das coisas da vida: perdi centímetros de cintura. Tipo, isso foi pura magia. O livro atkins fala que muitas vezes você pode não ter perdido peso na balança e ter queimado gordura localizada, ou susbtituído massa gorda por massa magra (músculo). E foi exatamente o que aconteceu, eu perdi algumas medidas, aparentemente estou num processo de desinchar.

Tenho dormido maravilhosamente bem, minha pele que estava com micro espinhas, está uma seda e o meu cabelo está mais forte. Sigo tomando complemento de vitamina e ômega 3. Só o intestino que ainda não está funcionando 100%, mas já um pouco melhor. O livro diz que isso tende a normalizar também. Percebi que estava comendo uma quantidade baixa de carboidratos provenientes de verduras e legumes da indução. É que dos tais 20g de carboidratos diários, o ideal é que entre 12g e 15g sejam carboidratos provenientes de verduras e legumes. A tendência agora, portanto, é melhorar. Vamos ver.

Captura de Tela 2015-07-06 às 20.53.49

Meu pratão de salada com abacate e queijo azul. 😀

Neste último final de semana tive uma viagem e foi uma prova de fogo. Infelizmente não consegui manter a faixa dos 20g em nenhum dos dias. Foi a minha primeira “jacada”. Acho que me empolguei com a perda inicial e achei que podia me dar o direito de consumir algumas coisas que não deveria na indução.  De um modo geral, ainda assim, o consumo de carboidratos foi muito muito baixo. É que a alimentação industrializada de hoje em dia é toda muito rica em açucares de modo a viciar mesmo as pessoas. Só pra dar um exemplo, um copo de leite de soja, ou um pão de mel, ou três bis tem mais de 20g de carboidratos.

Desde que comecei a três semanas atrás já aprendi um monte sobre a alimentação, sobre a necessidade real de açúcar para o meu organismo funcionar (que é nenhuma). E comecei a ler os rótulos das coisas no mercado e ver o quanto a gente consome açúcar sem saber. Muitas vezes os produtos diet tem açúcar para caramba! acucar-alimentos Então qualquer micro pedacinho, ou mordidinha de qualquer coisa, já foi o suficiente pra eu sair da meta diária. Mas por outro lado, apesar de ter quase certeza que não perdi nada nesta semana, não desanimo e vou seguir na indução até enquanto eu aguentar. Vamos ver o quanto vai ser isso!!! Os grupos de internet e conversar com quem já passou por tudo isso tem me ajudado bastante. Semana que vem completo quatro semanas e farei exames de sangue para controlar as taxas de triglicerídeos, glicose e colesterol e ver se tudo está melhor. Acredito que sim.

Por fim, deixo a receita de um brigadeiro de caneca low carb. As medidas são para uma porção individual. Bom para matar o “desesperinho” por doce:

-1 colher de sopa de cacau 100%

-2 colheres de sopa de creme de leite

-1 colher de sopa de manteiga

-1 pacote de adoçante em pó

Misture tudo até ficar homogêneo e leve a caneca no microondas por 50 segundos. Depois é só levar no freezer se quiser comer mais durinho, ou pode comer quente também, se preferir. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixa aqui seu comentário. Beijinhos!

Anúncios

2 comentários sobre “Dieta Atkins – 2a. e 3a. semanas de indução

  1. Pingback: Só mais um pouquinho: armadilhas cotidianas e vícios de consumo | Blog da Ana Pri

  2. Pingback: Sonho, meta e realidade | Blog da Ana Pri

Comenta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s